quarta-feira, 24 de março de 2021

Pensar a Universidade!

O ciclo de debates: Universidade Popular e Encontro de Saberes vem apresentando, semanalmente, uma apresentação dos capítulos do livro que tem o mesmo nome e que traz importantes reflexões sobre  a universidade na atualidade e o projeto ousado (e já descaracterizado em diversos aspectos) implementado na UFSB. É importante ressaltar que o projeto de universidade popular, pluriepistêmica e territorializada tentado na UFSB no período de 2014 a 2017, precisa ser compreendido e refletido, inclusive para que se entenda os limites que fizeram esse projeto retroceder - no que acima chamei de descaracterização. 

O livro, gestado a partir da experiência e reflexões de diversos autores em sua maioria docentes e ex-docentes da UFSB, antigos gestores e colaboradores, aborda em suas 900 páginas a riquíssima experiência de implantação e dos primeiros anos dessa instituição. Dessa forma, a leitura dos trinta e dois capítulos permitem vislumbrar um panorama das potencialidades, limites e desafios vivenciados na e pela UFSB, abordando a diversa e complexa experiência delineada nesses primeiros anos, dessa inovadora proposta de universidade.

Tive a satisfação de escrever um capítulo em parceria com o colega Gustavo Gonçalves em que refletivos sobre o papel dos Colégios Universitários (Cunis) no processo de inclusão e territorialização da universidade, compartilhando percepções e avaliações dos estudantes sobre esses espaços.

O ciclo de debate pode ser acompanhado no canal do grupo Poéticas Ameríndias, via Youtube, e foi organizado de forma a permitir a apresentação e uma pequena discussão pelos autores dos capítulos. As discussões serão feitas às 2a feiras, sempre às 12h, nos dias 29/03, 05/04, 12/04 e 19/04. Quem perder pode assistir a gravação diretamente no canal. 

A mesa de lançamento aconteceu no dia 22/03 e contou com as reflexões dos professores Naomar de Almeida Filho (IEA/USP), os professores Kabenguele Munanga (USP/UFRB) e José Jorge (UnB) e o mestre Joelson Ferreira (Assentamento Terra Vista/Teia dos Povos). Imperdível!


O livro pode ser baixado gratuitamente no repositório da UFBA: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32949

Nenhum comentário:

Postar um comentário