terça-feira, 30 de março de 2021

Celebrar a alegria da vitória dos estudantes!

Em 2017, no primeiro quadrimestre do ano, ministrei o componente Universidade e Sociedade no Cuni Coaraci, na cidade de mesmo nome e que fica há 54 km do campus Jorge Amado, em Itabuna.

Cada aula era uma experiência diferente: a turma de estudantes sempre animada, de vez em quando brigando entre si (no debate de ideias!), cheios de alegria, compartilhavam suas histórias e experiências, me desafiavam a trazer mais informações, dados, etc., me desafiavam a desafiá-los.

Findo o quadrimestre, um grupo me procurou e a partir das discussões feitas, perguntaram se não podíamos fazer um grupo de estudos para entender melhor o perfil universitário daquela cidade. Eles estavam curiosos por compreender o que acontecia ali, uma cidade de onde todos os dias saíam 3 a 4 ônibus com destino a Ilhéus e Itabuna, cheio de estudantes universitários.

Topei o desafio! Nosso tempo era escasso, nem sempre conseguíamos nos encontrar, o deslocamento para o grupo não era simples naquele momento e, muitas vezes, a vida vai tomando rumos diversos. Assim, não conseguimos finalizar o grupo, mas estudamos juntos alguns autores, levantamos dados e entendemos que talvez, em outro momento, fosse possível retomar a pesquisa.

Esse contato, me despertou o interesse em compreender o perfil dos estudantes dos Cunis e suas trajetórias e, nessa perspectiva, submeti a pesquisa a PROPPG, que em 2019, ainda era DPCI e tive um bolsista voluntário, o Alberício, estudante lá do Cuni Coaraci, integrante desse antigo grupo da turma de 2017. Juntos, conseguimos desenvolver a pesquisa "Percursos e perfis estudantis: trajetórias de estudantes universitários da cidade de Coaraci".

Levantamos muitos dados, compreendemos muitas coisas, estudamos muito e, juntos trocamos muitas impressões e análises. Finalizamos essa pesquisa no final de 2020 e mesmo sendo um ano de pandemia, em que nossas vidas ficaram um pouco de cabeça para baixo, desenvolvemos estratégias as mais diversas possíveis para contatar estudantes egressos, estudantes atuais e antigos estudantes que desistiram de estudar na UFSB. 

A pesquisa trouxe dados bem interessantes para pensarmos o processo de afiliação e trajetória dos estudantes do Cuni, mas logo mais teremos notícias sobre isso.

Minha alegria já no começo desse ano, foi receber a notícia de Alberício (esse mesmo pesquisador voluntário!) acabou de ser aprovado no mestrado! É o primeiro estudante aprovado no PPGES oriundo de um Cuni do Campus Jorge Amado.

Isso sim foi uma notícia boa!. Muitas vezes, a profissão docente tem em si um quê de solidão, muitas reflexões e algumas dúvidas se estamos mesmo contribuindo para a transformação social, por meio dos saberes que compartilhamos. Ver aqueles que partilharam nosso caminho, felizes por suas conquistas e saber que você fez parte dessa trajetória, me enche de alegria e me ajuda a caminhar.

No meio de tantos desmanches, de tantos absurdos, uma notícia feliz que permite celebrar a alegria da vitória dos estudantes! 

Sigamos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário