segunda-feira, 2 de julho de 2018

Quem disse que estranhos não podem se aproximar...

Vez ou outra faço algumas experiências em sala de aula. Uma delas deu-se a partir da observação sobre o grupo com o qual estou trabalhando no componente. A maior parte dos/as estudantes já se conhecem e existem grupos mais ou menos próximos. Assim, o desafio seria fazê-los trabalhar juntos, porém quebrando a resistência dos mesmos em trabalhar em grupos que não são os seus habituais. Fiquei pensando em como dar conta desse trabalho e o desafio seria fazê-los trabalhar com pessoas com as quais tem pouco ou nenhum contato. 
Engraçado que no ensino superior, vemos o mesmo tipo de postura que os estudantes da Educação Básica adotam e nem sempre nos damos conta. Sempre tem o estudante do fundo da sala, aquele que sempre senta do lado direito e, por sua vez, aquele da esquerda e mesmo, não intencionalmente, aqueles que estão um pouco à parte dos grupos existentes.
Interessante observar que após a divisão "imposta pela professora", embora com alguma resistência e reclamação, aos poucos o trabalho fluiu: os/as estudantes em seus novos grupos de trabalho, começaram a debater o texto, suas ideias principais, fazerem correlação com seus cotidianos, trocaram experiências e impressões, foram se soltando. Quando esse momento terminou, nem sempre voltaram para aqueles seus lugares iniciais, acabaram em um novo grupo. Fiquei com a impressão que a resistências dos estudantes se deu por algo que Bauman (2010), no texto trabalhado na aula "Observação e sustentação de nossas vidas", chamou a atenção: aqueles estudantes, ali também se viam como estranhos, mas quem disse que estranhos não podem se aproximar?


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa aula foi uma das aulas que eu mais gostei, porque o meu grupo foram com pessoas que eu já tinha visto mas não tive contato nenhum, e com o texto trabalhado em sala comecei a ter um outro olhar sobre aproximação com "estranhos" o que contribuiu muito na minha vida pessoal. Prof você é 10!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, essa formação de grupos através de sorteio, me causou um pouco de estranhamento por integrar um grupo de pessoas que eu via em todas as aulas, mas muitos eu realmente não conhecia. O estranhamento inicial foi um fato, mas ao final o resultado foi ótimo. Tive a oportunidade de conhecer um pouco cada um, compartilhar conhecimentos com pessoas que não eram da minha tribo rsrs. E a aula acabou sendo muito produtiva!

    ResponderExcluir