segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Por que o erro tem que ser um problema?

Ser professora me possibilita um lugar privilegiado como observadora. Dito isso, um hábito que adquiri e incorporei na minha prática docente é, após cada aula, fazer uma avaliação do vivenciado: da aula, de mim, dos estudantes, do processo.
O que venho percebendo, reiteradamente, na minha caminhada docente, incluindo a atuação na Educação Básica, é como temos uma enorme dificuldade em trabalhar e lidar com o erro no processo formativo, é quase como se errar fosse proibido. 
Me parece que algumas hipóteses podem servir para essa reflexão: primeiro o erro é visto como um fracasso, aliás acho que até mais: errar virou um delito, é como se quem errasse se tornasse uma espécie de criminoso. Por que as sociedades lidam tão mal com o erro? Por que será que na Educação, espaço formativo por excelência, o erro se torna tão impactante? 
Tendo a pensar que ninguém admite a possibilidade de errar, se o fazem não pode ser publicamente, ou seja, que o erro fique só para mim, só eu possa saber de sua existência.
O erro não deveria ser encarado dessa forma, ele não pode ser sempre visto como punitivo ou passível de punição no processo de aprendizagem. O erro faz parte desse processo e, se desconsiderarmos isso, estamos, de certa forma, matando o processo de formação. Se eu o passar a vê-lo como ponte para novos caminhos, admitindo a possibilidade de sua existência, ele se tornará menos traumático e até mesmo libertador. Quem nunca se bloqueou diante de uma prova ou atividade? Já parou para pensar por qual motivo?
Talvez o que falte nos cursos de formação, seja ele qual for, é poder discutir o erro e seu papel, sem medos, sem neuras, sem poréns. Quem sabe assim, se torne mais fácil lidar com a possibilidade de errar e o erro deixe de ser tabu e sim parte do processo, o que certamente será muito útil em nossa caminhada....

3 comentários:

  1. Ótima reflexão, eu creio que esse comportamento de enxergar o erro como algo ruim, vem sendo passado para nós, é como se fosse um tabu. Desde criança é nos ensinado a não errar, dificilmente é mostrado qual o aprendizado que podemos ter do erro.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. O erro deve ser sempre visto como um (RE)começo. É preciso ser visto como algo que trará possibilidade de reflexão e melhoramento, pois é necessário (e possível) sempre aprender com os erros.

    ResponderExcluir
  3. Estou em constante aprendizado, não sei se é porque estou errando o tempo todo, mas que com os erros se aprendi isso não tenho dúvida

    ResponderExcluir