sábado, 11 de agosto de 2018

Compartilhando experiências

Estive no final de Julho no XIV Congresso da Associação de Estudos Brasileiros ocorrida no Rio de Janeiro. Congressos e Seminários são sempre espaços interessantes tanto para troca de experiências com outros pesquisadores, como para nos inteirarmos sobre o que anda acontecendo no mundo da pesquisa. Nesse caso, no campo das Humanidades.


Meu interesse por estudos urbanos e sobre a cidade tem me proporcionado trocas com diversos colegas tanto na UFSB, como fora dela. Dessa vez, compus mesa com a Profa. Verônica Sales Pereira (UNESP/SP), a Profa. Viviane Gomes de Cebalos (UFCG) e o Prof. Álamo Pimentel (UFSB/CSC). Nosso tema de interesse: cidades e a parceria só foi se estreitando: são bibliografias, são conversas, são novas configurações. Meu tema "Entre o passado e o futuro: renovação urbana, turismo e memória no sul da Bahia", particularmente tem proximidades com o tema do meu colega de instituição, Prof. Álamo, que por sua vez, apresentou "Marcas do colonialismo interno na Costa do Descobrimento".
Tem sido um desafio aos poucos deixar o estudo sobre a cidade de São Paulo, sobre a qual tenho tanto ainda para refletir, mas da qual já estou longe há quatro anos - embora sejam 12 anos de pesquisa intensa - e ir descobrindo novas frentes. Nessa perspectiva a cidade de Ilhéus tem se mostrado um desafio novo e prazeroso. 
Fruto dessa inquietação, acabo sendo levada a prestar atenção nos fluxos, nos movimentos que ocorrem na cidade, nos apagamentos da memória, na construção de uma imagem de cidade. Em Ilhéus: patrimônio, memória, turismo, conflitos também se apresentam e diante disto, elementos postos nas pesquisas sobre São Paulo, retornam, ressignificados, me apresentando possibilidades de aprofundamentos no estudo da temática.
Não consigo desconectar minhas aulas, dos meus temas de interesse. Um alimenta o outro e, nessa toada, vamos caminhando, nos inquietando, estudando, pesquisando, questionando, avançando...



Nenhum comentário:

Postar um comentário